Não preciso fechar os olhos para remontar as lembranças dos veraneios na Praia do Sol. Basta abrir uma gaveta para os incontáveis cenários e habitantes consangüíneos ou não reaparecerem em 3D. Posso até escolher os títulos dos veraneios e dividi-los em subseções, como: família, parentes, caminhadas, brincadeiras, frustrações, superações, natureza, entre outros. Mas nada supera a estesia provocada pela lembrança do cheiro de maresia combinada aos tons que colorem as minhas lembranças.
As lembranças, estas não posso tocar, mas, posso evocá-las através da arte. Já parei para refletir sobre como seria voltar a este lugar. Até cheguei a escrever pensamentos numa das madrugadas em que acordei pensando sobre o projeto:
“Penso que o lugar só tem sentido pelas pessoas que ali o habitaram. Habitantes do espaço constituíram o Não- Lugar em lugar de memórias desejantes e saudosas. Não desconsidero o lugar simplesmente por sua existência não compartilhada pelos amados e amantes. Porém, voltar ao lugar, quando não se tem aquelas pessoas, é triste. Os amados existem, só não ocupam mais aquele espaço.
Quando você está no lugar, desejaria não estar, pois deseja o depois, por isso, o Não-Lugar. Besteira, o Não-Lugar é o melhor lugar de se estar. Lembro da minha infância. Besteira de novo, pois ao querer voltar à infância faço do meu presente o Não-Lugar. É engraçado como o ser humano é um fervilhão de ideias, e, de repente o medo se apodera da mente. Não sei se é o medo ou prudência dizendo: pense bem...
O fato é que desejo adentrar ao Lugar-Portal, que me permitirá criar, imaginar, relembrar e experenciar a sensação de colocar as minhas memórias justapostas ou sobrepostas à minha percepção atual. Onde é este Lugar-Portal? Imaginava ser ele o futuro num espaço do meu Não-Lugar do passado. Mas, ao escrever estas linhas invado o tempo do Lugar-Expandido, ou seja, exponho em tempo real o meu Não-Lugar aliado ao Lugar-Portal.”
Talvez, tenha deixado você confuso ao ler minhas palavras desconexas ou não, mas, o que gostaria de deixar claro é que elas expressam a mente de alguém que está apaixonada pela Arte e deseja ardentemente alçar vôo no processo de criação. Sou muito grata por tudo isso e confesso que minha vida a Deus pertence e isso envolve todos os meus medos, encantos e projetos. O que eu espero do Lugar - Portal? É realmente sentir o Lugar-Portal, sem me preocupar com o Lugar-Expandido.
Pris Thomassen