segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Conhecendo o projeto "À margem do mar: paralelo entre infâncias"



A partir de conversas informais nos intervalos de aula na Universidade Feevale surgiu a ideia de buscar paralelo à licenciatura de Artes Visuais uma experiência no campo da produção artística, ou seja, a conversa informal sobre as infâncias e veraneios em praias diferentes desencadeou o projeto artístico intitulado “À margem do mar: paralelo entre infâncias”.

O projeto de pesquisa e prática individual e coletiva transcorrerá no que chamamos de criação em três tempos:
1. Não-lugar: passado guardado na memória e compartilhado em conversas, além do planejamento e discussão do projeto. Por isso, o objetivo desta etapa é buscar na memória elementos da infância potenciais à criação artística, planejando as etapas de criação, bem como, articular estratégias para arrecadação de recursos e verbas necessárias para a realização desta produção cultural; 

2. Lugar-portal: viagem e produção artística nos lugares da infância. Primeiramente, após as criações e planejamentos no Não-lugar, vamos ao que chamamos de Lugar-Portal, percorremos a Praia do Barco, litoral gaúcho, por dois dias. Esta praia foi o local em que a Cíntia passou muitos veraneios em sua infância e através deste projeto ela voltará a este lugar onde resgatará elementos para criação em arte. No entanto, Priscila produzirá tanto a partir das lembranças narradas por Cíntia como a partir de impressões e percepções como uma estranha neste lugar.
Saindo da Praia do Barco, partiremos à Praia do Sol, litoral catarinense, onde daremos continuidade à produção artística por dois dias, invertendo os papéis, pois agora Cíntia será uma estranha no local da infância de Priscila. Neste sentido esta viagem oportunizará a fruição e a fomentação do processo de criação de ambas.

3. Lugar-expandido: análise e exposição dos trabalhos de criação em arte. Neste tempo produziremos obras e objetos artísticos, durante o período de 01 (um) ano, que ao final serão expostos numa sala, especificamente em duas paredes paralelas: numa parede constarão os trabalhos de Cíntia e em outra, de Priscila, sendo que cada uma fará na abertura da exposição uma intervenção no trabalho da outra.

Estamos produzindo de acordo com as nossas memórias e percepções... E no início de novembro vamos partir para o Lugar-Portal.




 Cíntia R. Fragmento: horizonte registrado I, 2010. Acrílica s/ algodão crú.



          Cíntia R.Fragmento II, 2010. Acrílica s/ algodão crú.



Pris Thomassen. Portal, 2010. Técnica mista s/ algodão crú, 150 cm x 78 cm






Nenhum comentário:

Postar um comentário